top of page

5 Dicas para ajudá-lo a otimizar sua desordem sentimental

Atualizado: 30 de set. de 2019


O maior inimigo de uma casa organizada são os sentimentos . Não acredita em mim?


Imagine que você está em um reality show em que um estranho entra em seu apartamento para organizá-lo com o mínimo de itens possível. Eles mantinham alguns móveis, alguns itens essenciais da cozinha e do banheiro, talvez algumas peças de sua decoração de que gostassem (para adicionar um pouco de personalidade), depois mandavam todo o resto de suas coisas muito queridas para o meio-fio.

Não que esse material não seja valioso. Mas é valioso apenas por causa dos seus sentimentos .

Provavelmente há muita coisa em que você se apega porque é sentimental. Isso não significa que você precisa se livrar dele - mas pode reduzi-lo. É isso que tentaremos fazer hoje. (Ou neste fim de semana, se você precisar de tempo extra.)


Tarefa de hoje:


Classifique uma parte (ou todas) de sua desordem sentimental e decida o que deseja guardar.

O primeiro passo é encontrar a confusão sentimental: abra os armários, arraste as caixas e vamos encontrar as coisas mais ricas em sentimentos. O que conta como sentimental? Qualquer coisa em que você se apega, não por sua utilidade ou até por sua beleza, mas apenas por causa do que isso representa para você.


Escolhi as palavras para esta tarefa - decida o que você quer manter - com cuidado. Diferente de quando estamos vasculhando a cozinha procurando cortadores de biscoitos do Natal de 2009, não quero que você se aproxime da sua bagunça sentimental à procura de coisas para eliminar. Quero que você considere as coisas que está armazenando e tome decisões valiosas sobre as coisas que mais significam para você.


Aqui está o que vale a pena manter, na minha opinião:


1.) Mantenha coisas que trazem de volta memórias de qualidade.

Especialmente qualquer coisa que você não pensava há algum tempo. Não se apegue a coisas que trazem de volta sentimentos indesejáveis. Observe que eu digo "indesejável" em vez de "triste". Você sentirá um sentimento indesejável quando o sentir. (Meu signo é Câncer, acredite em mim quando digo que não há problema em saborear a tristeza às vezes.)


2.) Mantenha algumas coisas preciosas de uma coleção maior. Se você tem uma grande coleção de, digamos, canecas ou globos de neve ou qualquer outra coisa, uma boa maneira de manter a ordem é organizar a sua coleção, como se estivesse em um museu. Mantenha alguns dos melhores ou mais memoráveis ​​e passe alguns dos menos interessantes para um novo lar.


3.) Mantenha cápsulas pequenas dos momentos da sua vida. Você pode optar por dedicar uma caixa de sapatos para a infância, o ensino médio e a faculdade e enche-a com pequenas lembranças de cada estágio.



4.) Mantenha coisas que podem ser transformadas em outras coisas mais úteis.  Transforme canhotos de ingressos em arte ou camisetas em uma colcha. Em vez de guardar um brinquedo de infância, você pode optar por fazer retratos ou ilustrações profissionais para se lembrar dele. Até tirar uma foto antiga e usá-la como marcador significa que você poderá aproveitá-la 10 vezes mais do que quando está empacotada em uma caixa no sótão.


5.) Guarde as coisas  que  deseja guardar. Você não precisa guardar lembranças da família, a menos que seja algo que você valorize pessoalmente.

Depois de escolher metade de tudo e encontrar muitas coisas que você ama, dê um passo atrás. Se você apenas guardasse essas coisas, como se sentiria? Você poderia deixar o resto ir?


Mais importante: como  você se sente? A triagem das coisas foi uma viagem emocionante pela memória? Se você tiver espaço para armazená-lo, guarde parte ou todo e não peça desculpas. Mas se você estava angustiado ou com remorso pelas coisas em que decidiu se apegar, ou pela maneira como elas estavam sendo armazenadas, você é um ótimo candidato a  deixar passar . Abra espaço para as coisas que você decidiu manter até agora e envie o restante para outra casa.


 
 
 

Comments


(64) 99214-2769

(64) 98133-2583

Rose Souza

Designer de Interiores

Marcia Righetto

Arquiteta

©2019 By Art2 Arquitetura e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page